Você sabia que ouvir música faz bem para todo o nosso organismo e sistema psicológico? além do prazer que proporciona aos ouvidos ,elas tem o dom de acalmar e de provocar muitas vezes reações que nem mesmo você esperava. Os sons que ouvimos tem o poder de penetrar o amago, gerando todas essas reações. Quando escutamos música, nosso ouvido transforma os sons em estímulos elétricos que chegam ao nosso cérebro provocando o aumento da produção de endorfina. Este hormônio causa sensação de bem-estar e relaxa o corpo, diminuindo os batimentos cardíacos e a pressão arterial. Uma pesquisa feita por pesquisadores da Universidade Drexel, na Filadélfia (EUA), descobriram que a musicoterapia é eficaz para diminuir a dor, reduzir a ansiedade e ainda melhorar o humor e a qualidade de vida dos pacientes.
Afirma os pesquisadores de Drexel (EUA)
"O histórico pode sim ser determinado pelo gosto particular, mas em geral, está ligado a nossa memória auditiva que registra as sensações que determinadas batidas causam em nosso organismo fazendo com que sempre que a escutemos, sintamos a mesma sensação"
Segundo a musicoterapeuta Suzana Brunhara, A ideia é perceber as reações do paciente a cada som que ele escuta para então identificar o que mais mexe com suas emoções. Depois disso, se alianha atividades que tenham a ver com o seu problema a músicas que o trazem ao equilíbrio"
Se a música não agrada, a dor pode ser maior explica Suzana Brunhara, que a escolha da música é fundamental para a cura do paciente. Escolher a música inadequada para o estado clínico da pessoa pode intensificar os sintomas e até causar efeitos contrários graves, dependendo do caso.
"Se o paciente sofre de algum distúrbio psíquico, por exemplo, e ouve uma música que o deixa alterado, ele pode chegar a ter um surto psicótico, por exemplo. Por isso, é preciso muita observação durante os primeiros dias do tratamento e ao histórico musical da pessoa", explica.
Taí pessoal um ótimo jeito de cuidar de sua saúde, e ouvindo o que você gosta, aposte na musicoterapia e traga esse cuidado para sua vida.
Por: Rosyneide Soares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião ou sugestão.